Como melhorar a experiência do cliente no restaurante – Quiosques self-service para QSR (Quick Service Restaurants)

A excelência no atendimento de um restaurante é crucial para o sucesso do negócio. Num mundo cada vez mais conectado e autónomo, podemos observar que o comportamento de consumo dos clientes tem mudado. Como tal, importa entender a necessidade desta indústria – nomeadamente nos restaurantes fast-food – de adquirir quiosques de serviço rápido (QSR).

Ninguém gosta de enfrentar longas filas, pelo que a própria experiência dos atendimentos em restaurantes também está a sofrer grandes alterações e transformações. Deste modo, os quiosques de autoatendimento e, consequentemente, os QSR aumentam a rapidez do serviço para restaurantes e melhoram a precisão dos pedidos. Além disso, estes equipamentos evitam grandes filas de espera, o que acaba por beneficiar também os funcionários, que podem prestar atenção a tarefas mais importantes, principalmente em horas de muita afluência.

Os empresários entendem que uma boa comunicação com os clientes pode trazer benefícios ao seu negócio, pelo que estas soluções self-service melhoram o atendimento – tornando-o mais organizado e mais rápido – e permitem também fazer uma análise das mesas e da rotatividade do número de clientes.

QSR
Os QSR aumentam a rapidez do serviço para restaurantes e melhoram a precisão dos pedidos

Os quiosques QSR apresentam vantagens tanto para os clientes, como para os restaurantes. Trata-se de uma solução incontornável à modernização destes serviços, que constantemente possibilitam novas funcionalidades, evoluindo com a sociedade e com a economia.

Estes quiosques self-service para restaurantes têm, assim, um impacto muito positivo nas receitas e no lucro dos restaurantes, daí a sua importância para o futuro. Quanto às vantagens dos mesmos, podemos elencar várias:

  • Reduzem a probabilidade de os pedidos estarem errados, visto que parte do processo é feita pelo cliente;
  • O cliente tem mais opções de escolha, podendo optar pelo método tradicional ou pela utilização autónoma do quiosque;
  • Permitem uma visualização melhorada das imagens dos menus e o que cada um representa, assim como mais informação e detalhes sobre os mesmos;
  • Garantem um atendimento mais rápido, autónomo e eficaz;
  • Reduzem custos na contratação de mais funcionários;
  • Reduzem o tempo de espera;
  • Melhoram a experiência dos clientes;
  • Promovem a sustentabilidade, pois evitam o uso de folhetos ou menus em papel;
  • Permitem que os funcionários trabalhem mais concentrados e em tarefas mais importantes, o que potencializa um serviço mais rápido;
  • De forma inconsciente, fazem que com o cliente gaste mais dinheiro quando utiliza este método, já que para registar o pedido percorre todo o menu digital e visualiza produtos disponíveis, potenciando a compra de artigos em que nem tinha pensado antes;
  • Aumentam o volume das vendas (cross-selling e up-selling);
  • Aumentam a precisão dos pedidos;
  • Com a implementação dos QSR, a taxa de sucesso dos restaurantes tem subido;
  • Adaptam-se à individualidade de cada negócio;
  • Permitem a comunicação em diversos idiomas;
  • Possibilitam a alteração da visualização dos menus de forma rápida e sem custos associados.
QSR
Os quiosques self-service têm um impacto muito positivo nas receitas e no lucro dos restaurantes

Perante os benefícios acima enumerados, entende-se o aumento do interesse e da utilização de quiosques nos últimos anos, tanto por redes de restaurantes, como por consumidores. Aliás, cerca de 42% dos clientes admitiu preferir usar quiosques self-service em restaurantes. Com efeito, na era do fast-food, a única maneira de garantir um serviço rápido é através da adaptação, mais especificamente a novos equipamentos.

Como funcionam?

As soluções e quiosques self-service para restaurantes (QSR) funcionam de forma bastante simples. O cliente selecciona o que deseja, escolhe o prato desejado (que pode personalizar), paga com o método de pagamento pretendido e recebe a factura com um número de pedido.

Em todos os pontos de venda há um monitor com os números dos pedidos em processamento ou prontos para entrega, através de uma solução de Sinalização Digital.

No que diz respeito ao restaurante, e após aceitar o pedido, o mesmo entra em modo “preparação”, ficando esta informação disponível para o cliente. Assim que o pedido fica concluído, o operador do restaurante pressiona o botão “pronto” no tablet ou smartphone, sendo o cliente automaticamente notificado através do monitor que a sua refeição pode ser recolhida. Opcionalmente, quando o pedido fica “pronto” e se o cliente optou por ser notificado via SMS, o sistema da PARTTEAM & OEMKIOSKS envia uma SMS directamente ao cliente para que possa deslocar-se ao restaurante e levantar o pedido.

QSR
Cerca de 42% dos clientes admitiu preferir usar quiosques self-service em restaurantes

Em suma, e de uma forma generalizada, podemos afirmar que a utilização destes quiosques proporciona um aumento das vendas, redução de custos, maior precisão nos pedidos efectuados, redução de filas de espera, foco na produção, aumento da rapidez de expedição das refeições, aumento da margem de lucro e um melhor atendimento.

Assim, o restaurante consegue oferecer uma experiência diferente, ágil e prática ao cliente, que poderá ser a diferenciação que precisa em relação à concorrência.

Acabe com as longas filas. Seja preciso no processamento dos pedidos. Actualize a sua eficiência com soluções de software intuitivas que não o deixarão com as mãos na cabeça!

A PARTTEAM & OEMKIOSKS dispõe de várias soluções e desenvolve equipamentos à medida das necessidades de cada cliente e projecto.

SAIBA MAIS. CLIQUE AQUI.