Publicidade Programática : O que é e como funciona ?

A publicidade programática é uma tendência que veio para ficar.  Ao longo da última década, o mundo da publicidade tem permitido às marcas e empresas, uma precisão sem precedentes no alcance e ativação dos seus públicos-alvo.

A publicidade padronizada para todos os públicos, já não funciona ! Os clientes e utilizadores das novas tecnologias querem e esperam experiências mais personalizadas, com mais frequência.

A expansão dos meios de comunicação e dos dados que agora existem dos clientes tornam a compra e venda de anúncios um processo mais complicado.

O que é a Publicidade Programática ?

A publicidade programática é um termo que abrange diferentes tecnologias que automatizam a compra, o posicionamento e a otimização da publicidade, realizada em tempo real ou quase real, com diferentes níveis de controlo e automação.

O principal objetivo consiste na substituição de atividades humanas na negociação de espaços de publicidade.

Isto oferece aos anunciantes a capacidade de saber exatamente em que meio estar, qual o anúncio certo a exibir, em determinada hora para a audiência certa.

A revolução já começou, a publicidade programática veio mudar a forma como os anunciantes compram espaço publicitário com novos standards, numa indústria cada vez mais tecnológica, dos quais a velocidade, personalização e dados são gerados em tempo real tornando o processo de compra mais rápido e eficaz.

Como a publicidade programática alterou a forma como os consumidores vêm a publicidade ?

A publicidade programática transformou-se no novo padrão e representa parte da publicidade de display digital que é comprada e vendida nos diferentes mercados, como no Reino Unido e nos EUA.

A tecnologia programática permite dados online e offline altamente detalhados para exibir anúncios. Esta situação acaba por beneficiar não apenas o anunciante, mas também o consumidor, que recebe uma experiência totalmente relevante, porque assiste e vê o que realmente lhe interessa.

Entender as relações humanas é um processo contínuo, não existe uma fórmula que dite a maneira mais eficaz de criar impacto no consumidor.

Experiências impressionantes, quase sempre são positivas para o cliente. Criar experiências positivas vai garantir que o público-alvo queira sempre revivê-las.

publicidade programatica

Como funciona a publicidade programática ?

Resumidamente e de uma forma simples, a publicidade programática funciona através da automatização de processos de compra e venda, que consiste em :

  1.  Escolher um público-alvo;
  2.  Definir o investimento para causar impacto;
  3.  Pesquisar sites e locais onde o público-alvo está presente;
  4.  Comprar de forma inteligente e estudada, os espaços de publicidade, exatamente na hora em que o público-alvo está online.

A Publicidade programática permite assim, a compra de diferentes espaços / inventários como displays, vídeos, social, mobile, etc.

Além de conduzir a outras formas de negociação em dois modelos distintos:

  • Reservado – negociação através de uma DSP ( Demand Side Platform ) que usam dados concedidos pelo DMP ( Data Management Platform) para encontrar o público-alvo mais adequado ao anunciante ( Private Deal ou Private Ad Exchange);
  • Não Reservado – Inventário dentro da Ad Exchange (Rede de Anúncios), qualquer pessoa com acesso a uma DSP consegue comprar.

Vantagens Publicidade Programática

Tempo: O processo de compra da publicidade era totalmente manual e consumia muito tempo. Para anunciar agora além de ser um processo mais fácil, também é muito mais simples, através do leilão em tempo real (RTB) removendo assim a complexidade que antes existia. O RTB permite a automatização de funções de compra, uma vez que propicia a habilidade de comprar inventário com base em impressões e usuários.

Redução de custos: A publicidade programática está cada vez mais a ser utilizada, também pela otimização do investimento, diminuindo assim, a dispersão da verba publicitária. Tudo isto, devido também à automatização dos processos, direcionando o anunciante para o público-alvo relevante.

Segmentação: Além de eficiente em custos, a publicidade programática permite o alcance da audiência em vários locais, numa única compra. Desta forma, é possível identificar as características mais relevantes do público-alvo e usar esses insights para atingir de forma personalizada o consumidor.

Resultados: Agora é possível através desta ferramenta trocar e experimentar diferentes meios criativos, peças, canais, técnicas, estratégias de targeting e analisar. Isto permite, a optimização de campanhas e assim, perceber o que poderá funcionar melhor.

Resumindo, as maiores vantagens da publicidade programática são: campanhas personalizadas de acordo com perfil de navegação, idade, género, intenção de compra, localização, etc. ; anunciantes decidem quanto desejam pagar por impressões; evitar a dispersão de anúncios em locais de desinteresse e sites aleatórios; análise de dados reais e específicos.

A PUBLICIDADE PROGRAMÁTICA NO OFFLINE ATRAVÉS DOS MUPIS DIGITAIS

Engana-se quem pensa que a publicidade programática está limitada apenas ao online. Hoje em dia, ela pode e chegou também ao mercado offline, por exemplo, através dos mupis digitais ( DOOH ).

A publicidade programática DOOH tem as seguintes vantagens:

  • Oferece maior eficiência no gastos para as marcas porque é possível segmentar o micro-público;
  • Facilita o fluxo de trabalho;
  • Dá aos profissionais da publicidade OOH (Out Of Home) o direito de programar no digital e potencialmente aproveitar orçamentos digitais.

Cada vez mais existem diferentes ferramentas disponíveis que ajudam a identificar quem está a visualizar os displays digitais.

REAL CATCHER – A solução de medição de audiências em tempo real

publicidadeprogramatica_realcatcher

O Real Catcher é um software baseado em técnicas inovadoras de análise de imagem que utiliza uma webcam padrão, câmera IP, ou sistemas de análise de vídeo especiais, como Kinect, PrimeSense e outros para realizar uma análise facial das pessoas que assistem aos conteúdos que passam nos displays digitais.

O sistema analisa o fluxo de imagens fornecidas pela câmera e permite medir a eficácia da publicidade digital, contando o número de pessoas que passam perto do sistema multimédia. Quantas pessoas estão realmente a olhar para os meios de comunicação e fornece o seu tempo de permanência, o tempo de atenção, demografia e outros indicadores como o sexo e faixa etária.

QMAGINE SIGN – Corporate TV | Digital Signage

qmaginesign

O software QMAGINE SIGN by PARTTEAM, permite efetuar a gestão da sinalética digital ou corporate tv, de forma local ou remota. Esta comunicação digital interativa transforma os displays comuns em quiosques / mupis multimédia interativos que permitem uma autonomia dos consumidores perante um produto / marca/ empresa ou serviço.

Para além de inserção de conteúdos, este software permite o agendamento, isto é, consegue-se definir que um conteúdo passe a uma determinada hora, dia, mês, ano.
Assim como também se consegue definir a passagem de conteúdos num intervalo de tempo, por exemplo, transmitir um anúncio, apenas do dia 14 ao dia 30 de Junho.

Através da integração com outros softwares desenvolvidos pela QMAGINE by PARTTEAM, é possível obter um sistema de monitorização em tempo real, com obtenção de estatísticas de visualização, comunicação bidirecional, atualização de conteúdos, verificação de estado de players, etc.

A comunicação digital é uma ferramenta poderosa que possibilita a entrega de informações em tempo real, a PARTTEAM sabe disto e continua a desenvolver soluções interativas de acordo com as tendências tecnológicas e necessidades dos projetos que realiza.

SAIBA MAIS : CLIQUE AQUI 

CategoriasPT