Smart Cities: Tecnologia proporciona interatividade aos cidadãos

O desenvolvimento das novas tecnologias proporcionaram um aumento da interatividade no quotidiano dos cidadãos. Soluções inovadoras em diferentes áreas do ambiente urbano têm sido atualizadas, com o objetivo de otimizar relações entre a comunidade e os serviços, públicos e privados, existentes na atualidade.

Este novo cenário alterou a forma como comunicamos e interagimos, direcionando as cidades a um conceito que vai além do desenvolvimento tecnológico em si, onde a interatividade é a grande aliada da população.

Smart Cities “Cidades Inteligentes”

O conceito de Smart Cities ( “Cidades Inteligentes”) surge neste contexto, sendo identificadas como cidades onde se aplicam ferramentas tecnológicas de informação, com o objetivo de proporcionar infraestruturas e recursos tecnológicos para aprimorar, facilitar e tornar as cidades mais autónomas e sustentáveis.

Mas, o sucesso para que uma cidade se torne realmente inteligente, reside na importância dos seus habitantes como principais fontes de informação.

Com alinhamento nas últimas tendências de design, funcionalidades e tecnologia, a PARTTEAM emergiu com uma alternativa às formas tradicionais de transmitir informação, criando o YPortal, uma aplicação que tem como principal vantagem contribuir para a redução de custos de produção e distribuição desta mesma informação e que traduz um valor acrescentado para qualquer cidade e consequentemente, para os cidadãos.

Este software YPortal integrado nos quiosques multimédia e mupis digitais da PARTTEAM, apoia a transformação digital das Smart Cities e relaciona cidadãos com cidades, municípios, freguesias, serviços, etc.

Na era da tecnologia, a acessibilidade à informação é um fator decisivo perante um público que procura cada vez mais informação.

Esta aplicação desempenha funcionalidades inovadoras que vão de encontro às tendências tecnológicas que vivemos atualmente e ao mesmo tempo, fornece informações relevantes que o utilizador procura.

A inovação, seja ela no âmbito técnico, criativo ou no âmbito de desenvolvimento e processos, somada ao conhecimento acumulado ao longo dos anos, é hoje um fator diferenciador da PARTTEAM e um pré-requisito em tudo aquilo que fazemos e desenvolvemos. A aplicação Yportal não é exceção.

Os quiosques multimédia e mupis digitais da PARTTEAM com o software Yportal, conseguem proporcionar aos utilizadores experiências únicas, transmitindo e agregando sentimentos de alegria e satisfação aos utilizadores, que conseguem rapidamente aceder a informações que desejam e até de descobrir novas situações que não estavam à espera.

Mais do que a simples transmissão de informação, é possível neste software gerenciar e monitorizar operações, através do avançado sistema de controlo remoto THE BRAIN.

Este ECU ( unidade de controlo eletrónico) possui uma “inteligência” por meio de algoritmos e funções pré-programadas que permitem tomar decisões de forma autónoma que aumentam ainda mais as capacidades do YPortal.

Smart Cities: Tecnologia proporciona interatividade aos cidadãos

Imagem Caso Prático – Quiosque de informação turística promove Município

O software YPORTAL fornece a informação que os cidadãos e turistas precisam !

Em cidades inteligentes, o foco também está na formação do cidadão inteligente que é aquele que se torna o produtor de informação e conteúdo.

Os autarcas sabem da importância de interagir e responder de forma rápida e eficaz às necessidades dos cidadãos e turistas. Não só as cidades, mas também as freguesias, adotaram a plataforma YPORTAL ( www.yportal.pt) , para lidar com enormes quantidades de dados e fornecer mais valor à comunidade e aos cidadãos.

As informações no setor de turismo continuam a ser fundamentais e a PARTTEAM & OEMKIOSKS tem  uma alternativa às formas tradicionais de transmissão de informações, com os mupis digitais interactivos e com o YPORTAL, um aplicativo cuja principal vantagem é contribuir para a redução de custos de produção e distribuição dessas informações.

Obviamente que a PARTTEAM & OEMKIOSKS não ignora o facto de que estas informações são muito úteis para as pessoas que vivem com algum tipo de deficiência. Estes mupis interativos digitais pode ser uma óptima ferramenta para fornecer informações a pessoas com limitações físicas, auditivas ou deficiências visuais. Mais e mais cidades em todo o mundo desejam tornar-se cidades turísticas acessíveis (Turismo Acessível para Todos)  e todas as partes interessadas devem estar cientes de que é uma meta e um objectivo fornecer as melhores soluções para visitantes ou turistas que procuram descobrir as cidades de forma acessível.

É por isso que a PARTTEAM & OEMKIOSKS estuda a ergonomia e a localização cuidadosa de todos os equipamentos e periféricos e também considera dispositivos apontadores ou métodos de interacção alternativos , como fornecer ligações para auscultadores no equipamento, permitindo que os utilizadores alterem o volume ou oferecendo dicas ou mensagens visuais, tons e mensagens em conjunto com o áudio. O software YPORTAL pode ser desenvolvido para fornecer respostas tácteis ou de áudio, exibir imagens,  cores e textos de alto contraste e produzir sons úteis para os utilizadores. Portanto, qualquer pessoa com deficiência visual pode ouvir as informações, enquanto quem não pode ouvir pode simplesmente olhar para as fotos ou para os vídeos em linguagem gestual para entenderem a mensagem e os conteúdos informativos.

Artigo Relacionado: O que são as Smart Cities e quais os seus benefícios?

A integração da tecnologia com a rotina do dia a dia é o que a torna essencial.

Smart Cities: Tecnologia proporciona interatividade aos cidadãos

Imagem Rede Mupis Digitais – Urbiotic Wifi 

Organizações inovadoras como a PARTTEAM estão constantemente a refletir e a imaginar formas de aproveitar a tecnologia ao máximo, para aumentar a qualidade de vida da comunidade.

Alguns desses benefícios são:
– Aumento da qualidade de vida dos cidadãos;
– Automação de processos manuais;
– Participação efectiva das pessoas, através da interactividade e dinamismo que o Yportal transmite;
– Facilidade na execução de tarefas;
– Desenvolvimento do setor do turismo, hotelaria e restauração ;
– Velocidade da transmissão de informação;
– Proporciona entretenimento;
– Adaptação a novos mecanismos tecnológicos.

A tecnologia em si é algo que está em constante evolução e que trará certamente novos benefícios para a sociedade, proporcionando ferramentas de forma prática, rápida e eficiente.

CONHEÇA SOLUÇÕES INTERATIVAS PARA SMART CITIES : CLIQUE AQUI 

CategoriasPT