6 Vantagens para usar um mupi digital que não conhecia

Se é empreendedor e precisa de conhecer novas formas de comunicação que lhe proporcionem vantagens para o seu negócio, este artigo é para si. A PARTTEAM seleccionou seis vantagens que o uso de um mupi digital pode apresentar às marcas e empresas.

A sinalética digital é uma poderosa ferramenta de construção de marca. Esta forma de comunicação, permite que as marcas e empresas disponibilizem as suas informações e conteúdos em locais específicos, e mais do que isso, permite também, oferecer novas experiências interactivas ao cliente.

O termo “sinalética digital”, ou digital signage em inglês, é um sistema que permite a gestão e distribuição de conteúdos digitais (tais como imagens, áudio, vídeos, notícias, etc.) numa rede de displays de grandes ou pequenas dimensões, compostos por televisores, mupis digitais, quiosques multimédia, mesas interativas, entre outros.

Inovar e conquistar a atenção do público passou a ser uma prioridade. O aparecimento dos mupis digitais fez com que a comunicação se tornasse mais interactiva e dinâmica. As marcas reconheceram a sua importância e desde então, que tem sido um dos meios mais utilizados na transmissão de informação, tanto para espaços exteriores: cidades, jardins,etc. Como para espaços interiores: shoppings, aeroportos, etc.

Mas, quais são as vantagens que um mupi digital pode proporcionar ?

1 – Customer Experience ou Experiência do Cliente

O conceito customer experience ou experiência do cliente, tem vindo constantemente a evoluir. As empresas e marcas recorrem cada vez mais à abordagem digital, para proporcionar novas experiências aos clientes.Disponibilizar informação de forma dinâmica, torna este processo uma experiência cativante. Os mupis digitais são dotados de interactividade e conseguem proporcionar experiências visuais e de toque únicas.

A experiência tornou-se crucial para o sucesso de qualquer empresa. E nem sempre é fácil proporcionar agradáveis experiências porque, convém relembrar, o principal elemento da experiência do cliente é a emoção. E é difícil conseguir por vezes, controlar essas emoções.

vantagens_mupi_digital

Imagem Caso Prático –Mupi Interactivo Nomyu simula aplicação Kisom da Unitel

Contudo, os mupis digitais têm registado valores altos de boas e agradáveis experiências junto dos clientes, proporcionando grandes momentos de interacção e experiência. Clientes satisfeitos com experiências oferecidas, têm mais probabilidade de recomendar empresas e produtos. Além disso, se a experiência for além do esperado, é provável existir a fidelização do cliente.

2 – Vantagem Competitiva

Outro benefício poderoso é a vantagem competitiva que a utilização de sinalética digital, através dos mupis digitais, pode gerar. Uma boa experiência, proporciona um ponto de diferenciação em relação a outras marcas e empresas.

Criatividade é a palavra-chave ! Os mupis digitais proporcionam que a criatividade seja utilizada de forma inteligente e diferente do tradicional. Isto faz com que qualquer empresa se destaque no mercado em que actua. Optar pela sinalética digital, significa não só criar novas experiências interactivas, como envolver o seu público-alvo de uma forma mais flexível e económica de comunicar.

3 – Aumento da Visibilidade e Notoriedade

Num mundo cada vez mais tecnológico e que existe um número crescente de novas marcas e produtos a nascer, é preciso chamar a atenção dos consumidores. As marcas e empresas, precisam de adaptar-se a um novo cliente mais exigente e digital.

A notoriedade de uma marca, diz respeito à capacidade do consumidor reconhecer e mencionar, de entre um conjunto de marcas à sua disposição. Se no momento da tomada de decisão de compra, a marca estiver fisicamente presente, o reconhecimento é importante !

vantagens mupi digital

Imagem Caso Prático – Projecto para a Alfândega do Aeroporto Ben Gurion

Os mupis digitais devido à forte interactividade que proporcionam e por serem estruturas diferentes e tecnológicas, aumentam a visibilidade das marcas e criam notoriedade junto dos consumidores através da experiência ao cliente, mencionada anteriormente neste artigo.

Normalmente, os mupis digitais são localizados em ambientes públicos ou privados para exibir conteúdos, mas também podem fazer parte de publicidades e campanhas interactivas. As empresas reconhecem que a notoriedade é uma fonte de valor para a marca. Quanto mais reconhecimento existir, mais notoriedade e aumento da visibilidade.

4 – Branding e Publicidade Programática

Os mupis digitais são sem dúvida uma ferramenta essencial no que diz respeito à divulgação e construção de marca. Permitindo às marcas que disponibilizem informações relevantes num só local, de forma interactiva. Estes são um meio de comunicação audiovisual poderoso e eficaz.

Já explicado num artigo anterior, a publicidade programática é uma tendência digital, que permite uma precisão do alcance de uma campanha ou publicidade.

A PARTTEAM disponibiliza um software que pode ser integrado em mupis digitais, baseado em técnicas inovadoras de análise de imagem que utiliza uma webcam padrão e sistemas de análise de vídeo, que realizam uma análise facial das pessoas que assistem aos conteúdos que passam nos displays digitais – o RealCatcher.

Esta análise apresenta várias vantagens para as empresas e marcas, tais como oferecer maior eficiência nos gastos, sendo possível segmentar o público.

vantagens mupi digital

Imagem  – Mupi digital NOMYU versão landscape 

5 – Retorno sobre Investimento

Desde novas empresas start-ups até aos tradicionais distribuidores e fornecedores de displays, todos estão à procura da próxima inovação na qual podem investir, para aumentar receitas e a satisfação dos clientes. Sem uma forma fácil e rápida de calcular o ROI ( Retorno sobre o investimento), podemos dizer que os mupis digitais são equipamentos capazes de corresponder às expectativas e proporcionar um impacto muito grande junto dos clientes.

A empresa PARTTEAM é uma referência mundial no desenvolvimento e fabricação de quiosques multimédia, mupis digitais, equipamentos self-service, mesas interactivas e outras soluções digitais para todo o tipo de sectores e indústrias. Com mais de 17 anos de experiência, já tem um know-how bastante elevado sobre o mercado e reconhece o investimento que é feito em quiosques digitais interactivos.

Recentemente, a empresa realizou um projecto para o NOS ALIVE, festival de música que acontece todos os anos em Portugal. Personalizados e dotados de interactividade, foi assim que os mupis digitais da PARTTEAM receberam os visitantes do NOS ALIVE. Preparados para proporcionar uma experiência agradável e com diferentes funcionalidades como :

  • Tirar selfies – Foto interactiva, um momento em que a audiência pode divertir-se e guardar para si uma recordação única do evento;
  • Visualizar o programa do evento;
  • Consultar o mapa do recinto – Wayfinding;
  • Apresentar o horário dos transportes públicos disponíveis para o evento;
  • Entre outras funcionalidades.

Os resultados não poderiam ser mais surpreendentes, mais de 50.000 interacções com os mupis digitais, mais de 6.000 selfies e 10.000 pessoas que usaram serviço de wayfinding para se localizarem no espaço do evento.

vantagens mupi digital

Imagem Caso Prático – NOS ALIVE 2017: Música com a tecnologia Portuguesa da PARTTEAM

Resumindo, este é apenas um exemplo prático, mas devido à nossa experiência podemos certamente concluir que existe retorno sobre investimento.

6 – Interactividade

Mais do que digital, o mupi interactivo é composto por um conjunto de **softwares** e aplicações que permitem uma navegação inteligente. Ou seja, é possível através destes equipamentos tecnológicos:

  • Hotspot Wi-Fi super rápido através do smartphone/tablet ( Hot SMS e Geo SMS );
  • Publicidade e anúncios;
  • Video conferências e tirar selfies (câmara integrada);
  • Ligação através de VOIP;
  • Navegação na internet;
  • Consulta de serviços e mapas – Wayfinding ;
  • Help Point;
  • Carregamento de telemóveis.

Com a facilidade de ligação ( internet, GSM, etc.) os mupis digitais podem ser facilmente geridos de forma remota.

A exibição do que se passa em tempo real nas redes sociais é agora uma ferramenta muito utilizada também nos mupis digitais. A verdade é que isto proporciona interactividade. Principalmente, em feiras e eventos, os visitantes acompanham em directo através de mupis digitais, os tweets e posts das restantes redes sociais, através da hashtag do evento.

As empresas aproveitam e aumentam o alcance pretendido desta forma. A adaptação a este tipo de sistemas pelos cidadãos é rápida e tem excelente feedback.

vantagens mupi digital

Imagem  – Feiras e Eventos

Os utilizadores através dos mupis digitais têm à sua disposição pontos de informação equipados com as aplicações de tecnologia de última geração.

De referir ainda que um mopi é um bloco monolítico em estrutura de aço lacado, aço inox ou alumínio com 3mm de espessura, com pintura electroestática e tratamento anti-graffiti.

A PARTTEAM é uma empresa produtora e fornecedora de quiosques interactivos e mupis digitais e que actua em diversos sectores. Sabemos que o sucesso de uma empresa está ligado ao seu plano estratégico, que aproxima os cidadãos das tecnologias digitais, promovendo a partilha de experiências positivas.

CONHEÇA MAIS VANTAGENS  PARA USAR UM MUPI DIGITAL : CLIQUE AQUI 

CategoriasPT