Como a tecnologia está a mudar a Indústria do Fitness ?

 

A evolução tecnológica não vai parar, assim como as exigências e o comportamento dos consumidores, na indústria do Fitness.

Praticar desporto e ser saudável é cada vez mais uma preocupação para os cidadãos. Há quem diga que “está na moda”, mas a verdade é que o principal indicador desta tendência, tem sido o aumento do número de sócios e membros de ginásios, em Portugal.

No geral, existe uma maior preocupação com a saúde e o bem-estar. Por um lado, temos uma população que está a envelhecer e que quer viver com mais qualidade de vida e por outro lado, temos a população mais jovem, que se tem demonstrado mais atenta para as questões de saúde e bem-estar.

Sobre o Consumidor de Fitness e o Digital

Sobre o Consumidor de Fitness e o Ginásio

Imagem Caso Prático – Fitness Up Paços de Ferreira 

Surge um novo cenário, onde a tecnologia invade health clubs e ginásios, proporcionando inovação e novas perspectivas para as aulas. Os cidadãos estão mais conectados e utilizam novos gadgets tecnológicos, que os ajudam a alcançar performance e objectivos desejados, em relação à sua saúde e bem-estar.

O primeiro contacto entre um health club ou ginásio e os seus potenciais clientes, tem ocorrido sobretudo através da Internet. Esta mudança de atitude e de paradigma, tem levado muitos health clubs e ginásios, a investir nas novas tecnologias do mercado. O objectivo passa por atrair novos membros e fidelizá-los.

Proporcionar uma boa experiência ao consumidor, tornou-se uma prioridade para os gestores do mercado do Fitness. A diferenciação acaba por ser a “chave” para o sucesso.

Tecnologia para Health Clubs e Ginásios

No que toca aos sistemas de informação e comunicação, a sociedade cada vez menos utiliza os suportes de informação tradicionais.

A comunicação já não se limita apenas a simples textos, agora é possível combinar imagens, sons e inclusive vídeos de forma a obter a atenção dos utilizadores de uma forma natural. A adaptação a este tipo de sistemas tecnológicos pelos cidadãos é rápida e tem excelente feedback.

É possível proporcionar autonomia aos consumidores e gestores da indústria do Fitness ! Mas, como ?

Quiosques Self-Service Fitness

Imagem Caso Prático – Fitness Up Braga

A pensar nos health clubs e ginásios, a empresa PARTTEAM desenvolve quiosques multimédia que podem integrar várias funcionalidades e diferentes softwares, com o objectivo de automatizar processos e serviços.

Controlo de Acessos

A PARTTEAM desenvolve e produz equipamentos que permitem a instalação de software, para efectuar o controlo rigoroso de acessos (entradas e saídas de membros), com alertas de informação, tendo em conta os membros que estão matriculados, as quotas em atraso, o tempo de acesso antes e depois das aulas, entre outras funcionalidades.

Controlo de Acessos Ginásios

Imagem Caso Prático – Fitness Up Paços de Ferreira 

Além disto, estudos indicam que a utilização de quiosques multimédia reduz em cerca de 35% a percepção do tempo de espera.

Gestão de Chuveiros 

Os quiosques da PARTTEAM associados ao software QMAGINE GYM,  permitem aos gestores dos health clubs e ginásios, uma gestão de chuveiros eficaz, conseguindo através de backoffice, programar o tempo de activação, o custo dos chuveiros e as estatísticas dos banhos tomados.

Os utentes do ginásio, conseguem também visualizar o estado dos chuveiros e saber se estão ou não a serem utilizados. Assim como, seleccionar qual o chuveiro que desejam utilizar.

Gestão Chuveiros Ginásios

Imagem Caso Prático – Fitness Up Paços de Ferreira 

Os quiosques multimédia representam um papel cada vez mais importante na autonomia dos intervenientes, na medida em que podem ser realizadas funções que até esse momento teriam que ser realizadas por colaboradores.

Além destas duas funcionalidades, existem outras como:

  • Controlo de Cacifos
  • Cartões e Planos de Pagamento
  • Gestão de Quotas
  • Gestão de Horários
  • Marcação e Reservas de Aulas
  • Avisos e Informações
  • Documentos e Facturação

Nos quiosques interactivos da PARTTEAM podem estar instalados softwares e apps desenvolvidas pela PARTTEAM interligadas com softwares profissionais, dedicados à gestão de ginásios e health clubs. Desta forma, cria-se um ambiente interactivo userfriendly, que proporcionará aos clientes uma experiência simples, rápida e intuitiva.

Quiosques e Mupis Digitais – Digital Signage 

Os sistemas de Sinalética Digital ou Corporate TV podem ter diversas funcionalidades nos health clubs e ginásios. O principal objectivo, normalmente, é a divulgação e apresentação de informação e conteúdos, relacionados com o ginásio.

Digital Signage Ginasios

Imagem Caso Prático – Fitness Up Paços de Ferreira 

Esta ferramenta é sobretudo utilizada de uma forma apelativa, obtendo normalmente resultados surpreendentes junto do público. Além de minimizar o uso da sinalização tradicional, a sinalética digital permite a redução de custos e proporciona um ambiente mais moderno e atractivo.

É possível ainda integrar um sistema de georreferenciação / wayfinding, nos quiosques e mupis digitais, permitindo a disponibilização de um mapa com a localização das diferentes divisões e salas do ginásios.

Quiosque para Ginásios

Quiosque Galla Dupla Face para Ginásios

Os cidadãos já se começam a habituar também a lidar diariamente com as novas tecnologias e com produtos que lhes permitem assumir o controlo das operações. Os quiosques digitais self-service com sistemas de pagamentos, permitem que a compra de produtos ou serviços, seja realiza de forma autónoma.

Virtual Class – QMAGINE GYM

As aulas virtuais  são um novo conceito de aulas com suporte em vídeos projectados. Esta solução permite sincronizar ao segundo várias aulas, numa sala virtual. Com o software QMAGINE GYM, as aulas de grupo serão pré-agendadas e projectadas à hora certa.

Aulas Virtuais para Ginásios

Imagem Caso Prático – Fitness Up Paços de Ferreira 

Esta inovação permite a existência de uma maior quantidade e diversidade de aulas de grupo por semana de forma a permitirem uma maior flexibilidade de horário a todos os sócios.

Todos ficam a ganhar !

É verdade, com a implementação destas tecnologias todos ficam a ganhar. Por um lado, os usuários tornam-se mais autónomos e obtêm uma experiência muito mais positiva e interactiva, diminuindo as taxas de reclamação e de abandono dos ginásios.

Por outro lado, os gestores aumentam a circulação de pessoas no ginásio, aumentam a fidelização dos membros do ginásio, proporcionam um momento mais agradável e de autonomia, economizam dinheiro, eliminam custos de impressão e de design , conseguem gerir conteúdos de forma automática e em tempo real.

Assista ao vídeo que elaboramos, sobre o projecto que elaboramos para o ginásio Fitness Up em Paços de Ferreira

A tecnologia avança e é imprescindível que os gestores informatizem e modernizem os seus espaços e meios de trabalho. Este é um investimento que traz retorno e mais resultados positivos !

Utilize a inovação a seu favor e mantenha a sua posição de destaque num mercado cada vez mais competitivo.

PEÇA ORÇAMENTO GRATUITO : CLIQUE AQUI 

CategoriasPT