DOOH: Quais são as principais vantagens deste tipo de comunicação ?

O Digital-Out-of-Home (DOOH) tem apresentado um crescimento acentuado, mas ainda são poucas as pessoas que conhecem a sua história e o seu significado.

Como é que o DOOH tem influenciado as pessoas? Qual é o papel principal do DOOH para as Cidades Inteligentes? Como este tipo de comunicação funciona? Como pode desenvolver o seu negócio através da comunicação DOOH?

Neste artigo, vamos dar resposta a estas questões e apresentar alguns exemplos de sucesso, na instalação e implementação deste tipo de comunicação.

Iremos abordar os seguintes tópicos:

  1. OOH: Uma história de sucesso
  2. O que é DOOH?
  3. Os principais benefícios da comunicação DOOH?
  4. Qual é o papel principal do DOOH para as Cidades Inteligentes?
  5. Oportunidade de Negócio: Publicidade Programática DOOH
  6. Exemplos e Casos de Sucesso DOOH
  7. Desenvolva o seu negócio com DOOH

A publicidade tradicional já não consegue acompanhar o quotidiano das pessoas e por isso, novos conceitos e inovações tecnológicas têm surgido.

A comunicação DOOH está em ascensão, mas isto já não é uma novidade certo?

1. OOH: Uma história de sucesso

As histórias existem desde os primórdios da civilização e elas ajudam-nos a memorizar informações. Existem alguns ingredientes para contar uma história perfeita e as marcas têm vindo a estudar isto muito bem.

Regal Pale beer billboard, c. 1950s. Take it easy, take it light. Wilshire Blvd., Los Angeles, CA

Imagem: Regal Pale beer billboard, c. 1950s. Take it easy, take it light. Wilshire Blvd., Los Angeles, CA

A comunicação Out-of-Home (também conhecida como publicidade OOH ou publicidade de exterior) sempre teve uma presença única no quotidiano dos consumidores.

Para entender melhor o que significa OOH: A comunicação Out-of-Home, refere-se a qualquer tipo de mensagem, que atinge um consumidor enquanto ele está fora de casa.

Normalmente, a associação mais directa de marketing ou publicidade com ambientes externos, remete aos outdoors.

Porém, actualmente, a comunicação OOH é muito mais que isso, sendo possível a sua instalação em aeroportos, elevadores, estabelecimentos comerciais, serviços públicos, etc.

2. O que é DOOH?

A presença física é o ponto forte desta comunicação, que sempre conseguiu criar uma experiência totalmente imersa para o público.

Num mundo cada vez mais urbanizado, onde circulam muitas informações de forma rápida, captar a atenção das pessoas passou a ser uma tarefa árdua.

Com a introdução das novas tecnologias, a utilização de mupis digitais em diferentes locais, tornou-se ainda mais interessante. E assim surgiu a comunicação DOOH.

Digital-Out-Of-Home (DOOH), é um suporte de comunicação digital, que consegue medir com muita eficiência os comportamentos dos consumidores, entre outras funcionalidades muito interessantes que vamos continuar a abordar neste artigo.

DOOH-Paragem-PARTTEAM

Imagem: Sinalética Digital para Terminal Rodoviário de Faro

Até 2019, a comunicação DOOH deverá representar 40% do total de gastos com publicidade OOH, representando um gasto global de publicidade de 16 mil milhões.

Leitura recomendada: Sinalética Digital – Um mercado em forte crescimento

À medida que as expectativas dos consumidores migram para experiências omnichannel, é importante que as marcas adoptem estratégias de comunicação que conectem os consumidores às marcas, enquanto estão online ou offline.

Ao integrar o DOOH aos planos de comunicação e marketing online e móveis, os profissionais de marketing podem criar uma estratégia abrangente, que comunica com os usuários enquanto estão em casa, no trânsito ou em outro local.

O DOOH não só pode oferecer às empresas e marcas vantagens competitivas, como também pode gerar oportunidades significativas em diferentes sectores de actividade.

3. Os principais benefícios da comunicação DOOH

A sinalética digital proporciona várias vantagens para qualquer tipo de negócio.

Com vários anos de experiência no mercado, a PARTTEAM sabe que a comunicação DOOH oferece muitos benefícios para os cidadãos, para os serviços, empresas e mercados.

Confira abaixo alguns dos benefícios:

  • “Stopping Power” – Grande potencial para atrair atenção do público;
  • Conteúdos exibidos em alta qualidade;
  • Promoção de anúncios em diferentes formatos;
  • Experiências mais positivas;
  • Integração com dispositivos móveis, internet, redes sociais e outras tecnologias existentes no mercado;
  • Alcance do público, com campanhas e anúncios direccionados a nichos específicos do mercado;
  • Proporciona acção;
  • Permite fazer actualizações remotamente;
  • Entre outros benefícios adaptados aos diferentes meios.

NOMYU-DOOH

Imagem: Mupi digital interactivo promove Turismo na Suiça

4. Qual é o papel principal do DOOH, para as cidades inteligentes?

De acordo com o estudo da Gartner “Smart Cities Will Include 10 Billion Things by 2020 – Start Now to Plan, Engage and Position Offerings” as Smart Cities vão recorrer a 2,6 mil milhões de dispositivos ligados em 2017, número que chegará aos 9,7 mil milhões em 2020.​

Embora a tecnologia evolua a uma velocidade que excede as expectativas, as cidades não conseguem acompanhar essa rápida transformação.

Boa parte dos impedimentos deve-se à elevada burocracia. A ineficiência da gestão de recursos nas áreas urbanas, ocasiona evidentes desigualdades e preocupação com o futuro dos ecossistemas urbanos, que não param de crescer.

Com a contínua urbanização, as administrações municipais e os governos tendem a perder a capacidade de controlo, assim como de atender a todas as necessidades dos cidadãos, especialmente em termos de transporte, eficiência energética, sustentabilidade, meio ambiente e tecnologia.

Diante destes desafios, é urgente a implementação e o uso intensivo de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

As plataformas tecnológicas da PARTTEAM têm permitido assegurar um vasto conjunto de mudanças para as Smart Cities.

Perante a evolução ascendente da actividade turística, os desafios do mercado colocam cada vez mais exigência às organizações turísticas, nomeadamente, na entrega de informação.

Nas ruas de Portugal,  do Reino Unido, da Suíça, é possível encontrar o NOMYU, um mupi digital desenvolvido pela PARTTEAM que apresenta diferentes funcionalidades como:

  • Acesso público gratuito a Wi-Fi de alta velocidade com tecnologia moderna;
  • Wayfinding com acesso a mapas e percursos;
  • Tirar selfies;
  • Consultar pontos de interesse, notícias e muito mais.

DOOH-NOMYU-UK

Imagem: Quiosque NOMYU promove turismo no Reino Unido

5. Oportunidade de negócio: Publicidade Programática DOOH

A publicidade programática transformou-se no novo padrão e representa parte da publicidade de display digital que é comprada e vendida nos diferentes mercados, como no Reino Unido e nos EUA.

Leitura recomendada: Publicidade Programática – O que é e como funciona?

As maiores vantagens da publicidade programática DOOH são:

  • Campanhas personalizadas de acordo com perfil de navegação, idade, género, intenção de compra, localização, etc.;
  • Facilita o fluxo de trabalho;
  • Anunciantes decidem quanto desejam pagar por impressões;
  • Evitar a dispersão de anúncios em locais de desinteresse e sites aleatórios;
  • Análise de dados reais e específicos.

Os quiosques multimédia e mupis digitais da PARTTEAM, podem integrar o sistema Real Catcher, uma aplicação baseada em técnicas inovadoras de análise de imagem e biometria reconhecimento facial.

As funcionalidades são:

  • Reconhecimento facial;
  • Actualização de conteúdos em tempo real;
  • Segmentação da publicidade;
  • Análise das expressões faciais dos consumidores;
  • Segurança para controlo de acessos através da tecnologia biométrica.

6. Exemplos e Casos de Sucesso DOOH

Phygital é um termo recente, que compreende que o mundo real está cada vez mais próximo do mundo digital. À medida que a população aumenta, as cidades precisam recorrer a sistemas mais eficientes, digitais e tecnológicos.  

Mupis digitais para Centros Comerciais

Investir em tecnologia para melhorar as experiências dos consumidores tem sido uma estratégia cada vez mais utilizada pelos retalhistas, que nos últimos anos têm vindo a adoptar as novas tecnologias para atrair os consumidores às lojas e aos espaços comerciais.

O NOSSO SHOPPING, é um centro comercial situado em Portugal, na cidade de Vila Real. Para modernizar este espaço, a PARTTEAM desenvolveu mupis digitais com displays de 49’’, com o objectivo de apresentar publicidade e informações úteis aos utilizadores.

DIGITALBILLBOARD

Imagem: Mupis digitais com Wayfinding para o NOSSO SHOPPING em Vila Real

Através destes quiosques interactivos, os consumidores também conseguem visualizar um mapa interactivo – WayFinding, que indica a localização das lojas.

Esta solução facilita o acesso à informação, proporciona uma experiência muito mais positiva e aumenta a satisfação dos visitantes do shopping.

Além deste projecto, a PARTTEAM também foi responsável pelo desenvolvimento e produção de mupis digitais para Fórum Barreiro.

DOOH-SHOPPING

Imagem: Fórum Barreiro – Sinalética Digital para comunicar no timing da compra

Localizados em diferentes locais do centro comercial, os mupis digitais permitem apresentar anúncios e informações úteis do Fórum Barreiro, às pessoas que visitam o centro comercial.

Quiosques digitais melhoram experiência no festival de música NOS ALIVE 2018

O NOS ALIVE, um dos maiores festivais de música de Portugal, confiou nas soluções tecnológicas da PARTTEAM para combinar tecnologia, música, interactividade e muita diversão !

Com software interactivo e dotados de diferentes funcionalidades, os mupis digitais melhoram a experiência dos visitantes do festival de música proporcionando:

  • Wi-Fi rápido;
  • Conteúdo híbrido;
  • Interactividade e conectividade com redes sociais;
  • Plataformas de participação e de votação;
  • Apps e personalização de experiência;
  • Geolocalização – Wayfinding.

Experiências positivas e memoráveis para eventos e festividades, com mupis digitais desenvolvidos à medida.

Tecnologia Self-Service para Campos de Golfe na Áustria

A tecnologia de ventilação e refrigeração desenvolvida pela PARTTEAM, garante a máxima eficácia e fiabilidade dos quiosques e mupis digitais.

Para os campos de golfe na Áustria, a PARTTEAM desenvolveu mupis digitais self-service, capazes de operar numa faixa de temperatura entre -20ºC e 40ºC, sendo ainda possível estender estas temperaturas para variar entre -40ºC a 55ºC.

Efectuar pagamentos, visualizar horários e pontuações, mapas e informações gerais, são algumas das funcionalidades deste mupi digital self-service.

DOOH-OOH-SMARTCITIES

Imagem: Tecnologia Self-Service para campos de golfe na Áustria

7. Desenvolva o seu negócio com DOOH

A PARTTEAM tem uma experiência única no campo de tecnologias interactivas, que permite que elas sejam integradas nos quiosques de forma eficaz e profissional.

Para cada projecto, a PARTTEAM fornece soluções interactivas que têm como principal objectivo proporcionar experiências únicas de alta qualidade, adaptadas aos diferentes ambientes e espaços (outdoor ou indoor).

Este é o momento de investir no presente, que todos os dias se torna futuro !

COMECE JÁ A DESENVOLVER O SEU NEGÓCIO, PEÇA-NOS UM ORÇAMENTO GRATUITO : CLIQUE AQUI