Sinalização Digital e Redes Sociais : O Melhor dos Dois Mundos

Numa sociedade com um ritmo de vida agitado, a Sinalização Digital (Digital Signage), permite que empresas e marcas comuniquem cada vez mais de forma diferenciada e que adaptem a sua mensagem ao local, público e momento.

A Internet é uma plataforma que permite o acesso imediato a toda a informação, proporcionando entretenimento, cultura e comunicação sem limites geográficos. O século em que vivemos tem sido marcado pelo desenvolvimento das novas tecnologias. As empresas e marcas enfrentam novos desafios diariamente. Actualmente, conquistar e proporcionar engagement junto do público, tornou-se uma tarefa mais difícil.

Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin são algumas das redes sociais utilizadas diariamente e que actualmente, tornaram-se ferramentas importantes na divulgação de marcas, eventos, promoções e outras informações.

O Desenvolvimento

De acordo com um estudo feito recentemente pela MarketsAndMarkets, o mercado da Sinalização Digital foi avaliado em US $16,88 bilhões em 2015 e deverá atingir US $27,34 bilhões em 2022, com uma taxa de crescimento de 6,7% entre 2016 e 2022.

A Sinalização Digital além de ser uma solução moderna de comunicação traz inúmeras vantagens para os mais diversos segmentos de mercado. Usar Sinalização Digital transforma espaços, tornando-os mais modernos, inovadores e atractivos.

Por sua vez, as redes sociais são um fenómeno recente. Segundo o estudo da Marktest Consulting – Os Portugueses e as Redes Sociais 2017 – o Facebook é a rede social mais relevante em Portugal:

  • 91% dos utilizadores dizem espontaneamente, em 1º lugar, conhecer o Facebook
  • 96% têm conta no Facebook
  • 74% dizem que é a rede social que mais utilizam
  • 58% dizem que é a rede social que mais gostam

Contudo, existem novas redes sociais a emergir como o Instagram que é hoje uma das redes mais conhecidas e com maior penetração no mundo global.

A integração das Redes Sociais na Sinalização Digital apresenta uma evolução natural, visto que os dois meios se complementam. Mas, quais são os benefícios que apresentam estes dois meios juntos ? Qual é a melhor forma de o fazer ?  Existem várias maneiras de alcançar resultados positivos com uma estratégia de marketing digital que passa pela implementação de redes sociais em mupis digitais, quiosques multimédia, displays interactivos, etc.

Redes Sociais Evento NOS ALIVE

Imagem – Mupis Digitais para festival NOS ALIVE

1 – Economia da Experiência 

Os Millennials convivem diariamente com os avanços da tecnologia, adoptando-os. Têm um desejo enorme por novas experiências e pelo movimento. Para esta geração, a felicidade não reside na posse de bens, mas sim em experiências .

A promoção da partilha nas redes sociais, por exemplo com o uso das hashtags, é já uma prática relativamente disseminada e valorizada por este grupo. Sendo uma geração com uma fatia muito significativa da população, isto significa que a economia da experiência está em amplo crescimento.  

Eventos, lojas, restaurantes, hotéis e até mesmo escritórios, incorporam cada vez mais as redes sociais, exibindo diferentes conteúdos como tweets, fotografias do instagram, etc. O mundo das redes sociais é amplo e complexo. Existem termos como “post”, “link”, “like” e vários outros na maioria em inglês, que são utilizados para simplificar conteúdos.

2 – Conteúdos em Tempo Real

A cada dia que passa, existem mais utilizadores conectados, que utilizam as redes sociais para conhecer novos produtos e lançamentos, receber notificações de promoções e descontos especiais, etc.

Twitter Kiosk Sinalização Digital

Imagem – Quiosque MEDIAX e Rede Social Twitter

Mensagens personalizadas em tempo real são o futuro do marketing. A Sinalização Digital e as redes sociais permitem isto. Nos eventos por exemplo, os participantes já estão habituados a “twittar” sobre as conferências e palestras.  Os mupis digitais e os quiosques interactivos da PARTTEAM, permitem a exibição destes conteúdos e mantêm os visitantes envolvidos em todos os momentos.

3 – O Poder da Hashtag 

Cris Messina foi o grande entusiasta do uso das hashtags e propôs à rede Twitter, (primeira rede social a implementar a hashtag) a categorizar assuntos através de hashtags. Contudo, esta proposta foi tratada com grande descrença pelo Twitter. Diante de um dos maiores incêndios que assolaram a cidade de San Diego nos Estados Unidos em 2007, Cris Messina viu uma grande oportunidade para provar o poder do uso de uma hashtag. E, naquele momento, criou a hashtag #sandiegofire que foi assim muito utilizada por usuários do Twitter que expunham os seus testemunhos sobre o desastre.

Twitter Digital Signage

E desde então, as hashtags percorrem o mundo digital. Actualmente, permitem gerar métricas que informam por exemplo, quantas partilhas foram feitas num determinado período de tempo. Estes dados permitem também analisar, de forma imediata, resultados de uma acção ou de uma campanha em tempo real.

4 – Excelente Plataforma para comentários 

Dave McClure refere que “os primeiros 10 anos da revolução da Internet focaram-se sobretudo em conectar computadores à World Wide Web. Mas os próximos 10 anos focar-se-ão essencialmente em conectar as pessoas umas com as outras”.

As empresas devem compreender o que leva os consumidores a partilharem, e a transferirem conhecimento para outros, sobre novos produtos e serviços. O ClusterWall é a solução ideal para a área de trabalho moderna. Desenvolvido pela PARTTEAM e com um design totalmente integrado, a plataforma permite facilitar a ligação e a colaboração entre pessoas, grupos e organizações.

Rede Social ClusterWall

Imagem – Rede Social ClusterWall

O novo consumidor é mais exigente, informado e consciente. Gosta de ser participativo em toda a sua experiência de atendimento e por isso, pode ser importante ter um quiosque digital que permita a publicação de comentários e reacções a determinado serviço, produto, etc. O ClusterWall permite esta abordagem e cria uma relação de proximidade com o cliente, proporcionando um atendimento mais personalizado e confiável.

Explorar, criar conteúdos e partilhar opiniões. Existe um conjunto enorme de informações que se pode difundir de forma privada ou pública, através do ClusterWall.

Digital Signage ClusterWall

Imagem – Mupi Digital STYLO com ClusterWall

5 – Conheça o Público

Através do sistema Real Catcher é possível analisar o fluxo de imagens fornecidas pela câmera e medir a eficácia da publicidade digital, contando o número de pessoas que passam perto do sistema de sinalização digital.

Este sistema é baseado em técnicas inovadoras de análise de imagem, que utiliza a webcam padrão, câmera IP, ou sistemas de análise de vídeo especiais como Kinect, PrimeSense e outros para realizar uma análise facial aos utilizadores que observam os conteúdos que passam nos displays.

Digital Signage NOS ALIVE

Imagem – Digital Signage NOS ALIVE 

O Melhor dos Dois Mundos

A experiência da PARTTEAM no ramo da tecnologia DOOH, permite perceber que muitos clientes ainda desconhecem dos benefícios que a Sinalização Digital e as Redes Sociais podem oferecer. Estes dois mundos, usados em conjunto produzem resultados positivos, porque incentivam obrigatoriamente os utilizadores a interagir e a explorar produtos e serviços.

A comunicação é importante para qualquer negócio, mas um envolvimento positivo com o seu nicho de mercado pode melhorar significativamente a reputação e notoriedade da sua marca. As redes sociais são assim um excelente meio para atingir este propósito, uma vez que permitem uma interacção livre dos usuários.

PARA SABER MAIS INFORMAÇÕES, CLIQUE AQUI