Smart Stadium : A importância da tecnologia nos Estádios de Futebol

O futebol do futuro, tem como principal objectivo explicar como se pode aproveitar a tecnologia nos estádios de futebol.

Muito se fala da era digital e da forma como esta pode gerar novas vendas. No futebol, a possibilidade de melhorar a experiência ao adepto, tornou-se um desafio para os clubes de futebol que desenvolvem tácticas e estratégias, que influenciam directamente no relacionamento com os seus adeptos.

Proporcionar uma poderosa experiência

A experiência de um adepto num estádio de futebol, com recurso à tecnologia, pode transformar-se por completo, estabelecendo novas e vantajosas oportunidades para os agentes envolvidos no fenómeno desportivo.

Existem várias ferramentas que permitem despertar positivamente o interesse das pessoas. Os estádios podem usar quiosques interactivos  para que os adeptos se envolvam mais na experiência. E, ao criar uma melhor experiência ao adepto, isso pode verificar-se no aumento da satisfação, que converterá em mais visitas ao estádio.

1. Sinalética Digital 

Esta é a ferramenta de marketing ideal, para qualquer estádio de futebol. A sinalética digital, pode ser utilizada em diversos locais dos estádios, com diversas funcionalidades.

O que acontece quando combinamos as funcionalidades de um software de sinalética digital com um quiosque ou mupi interactivo ? Obtemos um conceito extremamente inovador e apelativo, que continua a revolucionar a forma como os clubes de futebol comunicam com os seus adeptos.

Digital Signage Stadium

Imagem – NOMYU Versão Landscape 

Com o objectivo de patrocinar e divulgar informações, o painel LED é uma boa forma de dar a conhecer produtos e marcas aos espectadores. Esta é a ferramenta ideal para aumentar notoriedade, engagement e interactividade com o público.

Modernização de camarotes com displays digitais

Os camarotes são locais normalmente frequentados por celebridades, especialistas do desporto ou por pessoas que simplesmente optam por pagar um determinado valor específico para o camarote. São locais mais caros que as bancadas e por isso, os gestores dos clubes de futebol têm em especial atenção ao conforto e modernidade nestes locais.

Camarotes Displays

Imagem – Camarotes Estádio do Dragão, FC Porto

Os displays digitais são uma mais valia nos camarotes, porque permitem a visualização dos jogos em tempo real e também a transmissão de publicidade.

2. Controlo de Acesso

Os quiosques multimédia permitem efectuar o controlo e a gestão de acessos, desde entradas / saídas de pessoas, visualizar horários, informações gerais, leitor de cartões, gestão de assiduidade, validadores de bilhetes, etc.

Com capacidade de integração de sistemas externos de controlo de acessos: torniquetes com validação biométrica, torniquetes para leitura de cartões de proximidade, RFID, etc.

Controlo de Acessos para Estádios de Futebol

Imagem – Quiosques Multimédia para Controlo de Acessos

Solução Inovadora de Gestão de Bilhética

O Software de Gestão de Bilhética desportiva é uma solução global para instituições desportivas. Uma plataforma de segurança e versatilidade que permite uma gestão global de qualquer entidade desportiva.  Com este Software é possível poupar tempo, dinheiro e optimizar recursos valiosos aos gestores dos estádios de futebol.

3. Quiosques Self-Service

Automatização  do Processo de Pagamento

O serviço self-service veio revolucionar a experiência dos adeptos nos estádios de futebol. O modo de funcionamento é simples, funcional e proporciona um serviço mais autónomo e cómodo. Os quiosques self-service são ideais para reduzir filas de espera e organizar o fluxo de pessoas. Além disso, permitem que os adeptos transitem livremente.

Estes quiosques tanto podem ser utilizados para a aquisição de bilhetes para os jogos, como para as zonas dos bares e restauração dos estádios de futebol.

Self_Service_Bilhetica

Imagem – Quiosques self-service para Bilhética

4. ClusterWall

Segundo um estudo feito pela Tower Watson com mais de 300 organizações, as empresas e organizações bem-sucedidas estão preocupadas em melhorar a comunicação interna, adoptando novas ferramentas e investindo em meios para comunicar melhor com as suas equipas.

O ClusterWall é a solução ideal para a divulgação de conteúdos e informações importantes para o público geral (adeptos) ou de forma privada para vários departamentos do clube de futebol. Com um design totalmente integrado e com a possibilidade de obter configurações flexíveis, a plataforma permite facilitar a ligação e a colaboração entre pessoas, grupos e organizações.

Sistema de Registo de Visitas

Optimização do processo de gestão de visitas em estádios, museus e sedes desportivas

Mupi Digital Estadios

Imagem – Mupi digital STYLO com ClusterWall

ClusterWall nos Balneários

Comunicação interna entre jogadores, treinadores, dirigentes e comitivas

Balnearios ClusterWall

Imagem – ClusterWall nos balneários

5. Marketing Digital e o Futebol

O “boom” da Internet, há sensivelmente 20 anos, mudou por si só a forma de comunicação entre os seres humanos. Os avanços tecnológicos, ditaram uma aproximação entre o clube e o adepto.

Actualmente, os clubes têm muitos mais meios para produzir conteúdos e interagir com os seus adeptos. Os websites estão em constante evolução, as redes sociais tornaram-se uma ferramenta fundamental, as campanhas são cada vez mais inovadoras e visam o bem-estar absoluto do adepto, dando-lhe motivos necessários para poder vibrar com a equipa.

Social Media

Num estudo realizado pela Catalyst (2013), verificou-se que quase 70% dos adeptos que se dedicam ou seguem marcas e organizações de desporto nas redes sociais estão dispostos a comprar, comentar ou partilhar os seus conteúdos.

Adeptos envolvidos com o clube por meio das redes sociais têm maior probabilidade de adoptar comportamentos futuros, como ir a mais jogos nos estádios de futebol.

Influenciadores

Fala-se muito hoje em dia sobre o tema da influência digital. Contudo, o que significa ser um influenciador digital ? E como funciona no desporto ?  Sabemos que a influência não é apenas uma questão de alcance, mas também uma questão de profundidade e intensidade da relação entre o influenciador e o adepto.

Mas quais os melhores influenciadores? Obviamente depende dos objectivos do clube, que em determinados casos poderá ser awareness e tráfego.  

Cristiano Ronaldo considerado um dos maiores influenciadores da actualidade

Concluindo, o adepto deve ser o target mais importante para os clubes de futebol. Com a evolução das novas tecnologias é preciso modernizar os estádios de futebol, tendo como principal objectivo, proporcionar experiências fantásticas e envolventes aos adeptos, que são cada vez mais exigentes e comunicativos.

A PARTTEAM ao longo dos anos tem vindo a adaptar-se a um mercado cada vez mais competitivo e conhece as fragilidades e necessidades do sector. Dispomos de um conjunto de soluções tecnológicas que dão resposta às exigências dos adeptos e sobretudo, proporcionam momentos e experiências interactivas inesquecíveis.

PARA CONHECER MAIS SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS, CLIQUE AQUI