Tecnologia e Saúde: Salvar vidas nas salas de espera

As instituições e os serviços de cuidados de saúde podem salvar vidas nas salas de espera. As novas tecnologias conseguem reduzir este factor de risco, permitindo às entidades ligadas ao sector da saúde, alterar a forma como lidam com os pacientes.

Um bom gestor deve entender que o atendimento de qualidade é um dos principais factores de satisfação e fidelização dos pacientes, por isso é importante buscar formas inovadoras de aprimorar estas actividades. 

O atraso no atendimento faz parte da rotina dos serviços de saúde e, usualmente considera-se um fenómeno natural. Existe espera para marcar consultas, há espera quando um médico encaminha para outro especialista, há espera para realizar exames e o paciente que normalmente se encontra doente, encontra-se neste ciclo viciante de espera.

Trata-se de um problema de gestão, é necessário gerir tempos entre as diversas etapas envolvidas no acto de cuidar dos pacientes. O trabalho feito na procura de qualidade no atendimento envolve saber informar, orientar e acompanhar o paciente, em todas as fases do atendimento.

Salas de Espera : Espaços de Cura 

As salas de espera nos cuidados de saúde, são locais muito importantes. Quanto menor for o tempo que o paciente tenha que aguardar o atendimento, obviamente melhor, mas muitas vezes esta situação é inevitável e o paciente tem que esperar.

Salas de Espera : Espaços de Cura

Estes espaços são a primeira experiência que os pacientes têm e precisam de ser acolhedores e confortáveis. Especialistas apontam que um dos maiores problemas para a recuperação de saúde do paciente é o stress hospitalar, e que em grande parte, o ambiente físico é um dos responsáveis pelo seu agravamento.

Em 1980, Roger Ulrich, um dos estudiosos mais conceituados da área, detectou que os pacientes que tinham vista para a natureza através das janelas do quarto, ficavam menos tempo no hospital, tomavam menos medicamentos para dor e não precisavam tanto das enfermeiras.

Diante disso, pode-se afirmar que o ambiente físico dos serviços de saúde interferem no tratamento terapêutico do paciente, podendo, afectar a recuperação do mesmo.  É extremamente importante, que os gestores da área da saúde, projectem espaços para a cura, pensem em ambientes de paz, conforto, onde os níveis stress possam ser minimizados, sem multidões, filas de espera, barulhos, luz, etc.

O objectivo não é fazer o cliente ficar mais tempo na sala de espera, mas sim, transformar aquele momento de espera, numa experiência mais positiva, leve e talvez até satisfatória para o paciente.

O que os pacientes esperam do atendimento 

Para os pacientes, o principal factor de promoção para uma instituição de saúde é a qualidade do atendimento. De acordo com o Global Health Care Outlook, a principal prioridade para os pacientes é o atendimento personalizado, incluindo comunicação clara e sensível.

Gestão de filas na Santa Casa da Misericórdia em Barcelos

Imagem Caso Prático – Gestão de filas na Santa Casa da Misericórdia em Barcelos

Segundo a Deloitte, uma melhor experiência do paciente pode ajudar as instituições a obter melhores resultados nas operações internas e na área financeira.

Também um estudo da Mckinsey, explica que os pacientes esperam que todas as instituições possam oferecer:

  • Um bom atendimento ao cliente
  • Cumprimento das expectativas do serviço
  • Que torne a vida deles mais fácil
  • Valor em termos de serviço

Tecnologia para optimizar processos

O relógio é um instrumento de alta precisão, que mede a passagem do tempo. Em qualquer ambiente e espaço, o tempo existe de três formas: tempo real, tempo percebido e uma combinação de ambos.

Ter paciência e saber esperar não é uma tarefa fácil e na saúde, pode ser um factor decisivo. Os serviços de saúde devem proporcionar momentos agradáveis nas salas de espera. É necessário converter as salas de espera em lugares acolhedores, onde o paciente não espera e sim aguarda pela sua vez.

Uma óptima experiência do paciente depende de processos rigorosos e profissionais, uma jornada que começa antes da sala de exames e perdura por muito tempo, com um acompanhamento posterior personalizado e atencioso.

Uma experiência atraente e rentável para o paciente é construída com eficiência clínica, satisfação do paciente e nível de envolvimento do funcionário durante o atendimento.

Usar a tecnologia para melhorar os processos e serviços oferecidos à população, deve ser uma das prioridades actuais para as instituições e serviços de cuidados de saúde. Apesar de o papel ainda ser uma realidade para alguns hospitais, o processo de digitalização já começou a impactar o atendimento hospitalar.

Cintramédica escolhe quiosque DINK para sistema de atendimento

Imagem Caso Prático – Cintramédica escolhe quiosque DINK para sistema de atendimento

Proporcionar experiências incríveis 

170 líderes e influenciadores de Marketing foram consultados para uma pesquisa para o site Marketing Charts, sobre os cinco atributos fundamentais para uma experiência incrível, as respostas foram:

75% – Respostas rápidas para problemas e solicitações

55% – Experiência consistente através de todos os canais

52% – Equipa com conhecimento necessário para atender qualquer necessidade do consumidor, a qualquer momento

46% – Mensagens claras e consistentes através dos vários canais de comunicação

37% – Uma pessoa para conversar, independentemente do lugar ou do horário

Com tecnologia inteligente, a experiência do paciente e daqueles que trabalham na linha da frente do relacionamento – funcionários, médicos, enfermeiros, staff, etc. – tornam-se integrados em todo o processo da entidade.

5 atributos fundamentais para experiencia incrivel

Gestão de Filas 

Uma gestão inteligente de filas de espera pode ser a chave para o sucesso do atendimento conveniente e personalizado.

Ao longo dos anos, a empresa PARTTEAM adaptou-se às mudanças do sector da saúde. A divisão QMAGINE by PARTTEAM apresenta uma vasta gama de soluções tecnológicas que respondem a todo o tipo de necessidades das instituições e serviços de cuidados de saúde : gestão de filas, corporate tv, sinalética digital, menu boards, video walls, entre outros serviços.

Imagem Caso Prático – Atendimento ao utente nos Serviços de Saúde : Check-in Automático

Imagem Caso Prático – Atendimento ao utente nos Serviços de Saúde : Check-in Automático

Estes sistemas garantem:

  • Aumento da satisfação do paciente
  • Redução da percepção do tempo de espera
  • Gestão centralizada de serviços
  • Optimização da produtividade dos funcionários
  • Modernização do espaço, tornando-o mais agradável
  • Atendimento Prioritário
  • Recolha de dados estatísticos

Se o objectivo é modernizar os processos de atendimento ao paciente, mais do que utilizar um software, é preciso que a tecnologia seja inteligente o suficiente para dar uma resposta eficaz e simples. Os sistemas de gestão de filas QMAGINE proporcionam um serviço eficaz através de quiosques dispensadores de senhas, como através de aplicação móvel, que de forma rápida e intuitiva, facilitam e optimizam a gestão de atendimento / filas de espera.

SlipOnline_Mensagem

Promoção da Saúde com Corporate TV 

Nas instituições e serviços de saúde, o período em que os pacientes permanecem nas salas de espera, é uma excelente oportunidade para promover saúde.  Actualmente, o conteúdo audiovisual consome-se em grande escala. A tendência do vídeo, amplia-se e diversifica-se através de diferentes canais, coincidindo com o grande auge das redes sociais.

Exibir conteúdos através de Corporate TV QMAGINE com dicas e informações relevantes para a saúde, pode ser importante para o paciente. Além disso, este sistema desenvolverá uma prática educativa e preventiva de saúde em prol da humanização nos espaços de espera.

Corporate TV

Imagem Caso Prático – Sinalética Digital nos Serviços de Saúde

O sistema de Corporate TV QMAGINE permite oferecer entretenimento, seja através de filmes, documentários ou até algo mais visual como espectáculos.  É possível também exibir conteúdos ligados a um feed RSS que se actualiza automaticamente, disponibilizando notícias ou informações relevantes.

“Occupied time feels shorter than unoccupied time” – David Maister, Psicólogo

A utilização de quiosques multimédia ou pontos interactivos no sector da saúde, são um elemento fundamental na contínua inovação das entidades, empresas e processos. Independentemente da necessidade de cada paciente, ninguém gosta de perder tempo. Por isso, é de extrema importância que o atendimento seja prestado de forma atenciosa ao público e eficazmente no menor tempo possível.

Os sistemas de gestão de filas QMAGINE e os quiosques self-service da PARTTEAM, associados aos diferentes softwares da empresa, proporcionam uma solução completa para um atendimento rápido e intuitivo.

Salve vidas e proporcione bem-estar ao paciente, através de uma solução completa e eficaz de atendimento no seu serviço de saúde.

PARA SABER MAIS INFORMAÇÕES, CLIQUE AQUI 

CategoriasPT